domingo, março 08, 2009
Absurdo
Existem vários fatores como a análise do contexto ou a expressão corporal que, associados ao ato de falar, podem, ou não, auxiliar-nos em nossa tentativa de convencimento. Nossos atos, nossas opiniões, nossas reações, não são simplesmente absorvidos e apoiados por nossos “ouvintes”. Por trás desta concordância ou discordância, existe todo um processo que leva em consideração fatores como a experiência de vida, concepções sociais e políticas, experiências pessoais, etc. Além disso, não podemos negar a existência do pré-julgamento do emissor.
Quando temos simpatia ou respeito pelo emissor, sua opinião já ganha crédito, mas, por outro lado, esta tolerância também tem um limite, nem tudo será aceito por aquele que recebe a informação, o pensamento. O crédito acaba quando a opinião é muito absurda, vai muito contra os princípios de quem recebe a informação.
A bola da vez, a informação absurda da semana foi a de que o arcebispo de Olinda e Recife, José Cardoso Sobrinho, excomungou os médicos e uma mãe que autorizou o aborto da filha de 9 anos que havia sido estuprada pelo padrasto. Já o padrasto, responsável pelo estupro, não foi excomungado, pois, segundo o arcebispo, o aborto é um pecado mais grave que o estupro.
Com tantas polêmicas, a Igreja tende a perder cada vez mais adeptos. Desde a chuva de casos de pedofilia, praticado por padres da Igreja Católica, as pessoas deixaram de vê-la com os mesmos bons olhos de sempre.
Em seguida, mesmo com o avanço da AIDS, a Igreja demonstrou defender uma posição irredutível em relação questão do uso de preservativos. A Igreja é, definitivamente contra o uso dos preservativos. Para a instituição, a culpa do avanço da AIDS é da população que perdeu seus valores e faz sexo deliberadamente com um e com outro. Dizem isso como se antigamente não fossem realizadas orgias homéricas e festas mais promiscuas que as de hoje em dia. Para eles, só existe uma forma de resolver o problema, de dentro pra fora.
A Igreja não leva em consideração qual estratégia vai salvar mais vidas, ela prefere esmurrar a ponta da faca tentando convencer a sociedade de que esta perdeu seus valores morais, e, depois que ela reencontrar seus valores, automaticamente o problema será resolvido.
Se a Igreja está disposta a defender uma estratégia tão árdua, deve estar também disposta a ajudar os fieis a recuperar estes valores. Uma campanha “casada” que envolvesse a luta em duas frentes seria, pelo menos, uma demonstração da intenção de resolver o problema.
Em meio a este momento de luta contra o uso da camisinha e a favor do reencontro com os valores morais de uma sociedade distante do caminho do bem, a Igreja não demonstra estranheza com o caso de estupro da menina de 9 anos. Como pode? Uma instituição preocupada com a retomada dos valores morais desta sociedade “perdida”, agir de forma tão apática quando o assunto foi o estupro. Talvez seja medo de ver comentários do tipo – Quem são eles para criticar um estupro? Ainda mais depois dos casos de pedofilia infantil.
Se eu fosse a Igreja e pudesse escolher entre responder a esta simples pergunta ou ser contrário à utilização de preservativos, eu responderia à pergunta, tranquilamente.
quarta-feira, março 04, 2009
sexta-feira, fevereiro 27, 2009
Jornalismo barato ...
Abaixo segue a resposta que mandei para o texto em questão. Resta saber se os moderadores irão deixar passar.
Meu nome é Alex, sou jornalista e moro em Aracaju – SE. Vi a “matéria” (se é que podemos chamar isso de “matéria”) sobre a Boa Luz. Após a leitura, reparei em alguns detalhes que precisam ser expostos. Acredito que possa sim ter havido algum problema, afinal, problemas acontecem em qualquer lugar. Por outro lado, ao que me parece, o jornalista deve ter faltado às aulas de ética na Universidade, se é que algum dia chegou a freqüentar alguma. Ao comparar a gerente com o “demônio”, o jornalista mostrou não ter noção do que é ser um jornalista de verdade. Nosso compromisso é com a verdade, não com a agressividade. Uma coisa é escrever um texto falando sobre algum problema ocorrido no hotel, outra coisa totalmente diferente, e covarde, é usar um meio de comunicação para fazer comparações grosseiras como as feitas no texto em questão. Um texto bem escrito, porém, repleto de ódio. É lógico que não existe a tão falada imparcialidade jornalística, mas isso não significa dizer que a classe deva partir para a covardia. Ridículo, absolutamente ridículo.
Felizmente eu conheço a Boa Luz, já passei muitos momentos felizes ali dentro e pretendo voltar mais vezes. Poderia ter passado por algum problema lá, como poderia ser em qualquer lugar, mas nunca passei. Mesmo que eu tivesse tido algum problema no hotel, isso não me serviria de justificativa para fazer um texto agressivo e totalmente sem ética como esse.
Outro detalhe que demonstrou a enorme falta de compromisso do jornalista em questão foi dizer que a CELPE é a “Cia de energia de Sergipe”. Desde quando? O que significaria o “PE” da sigla CELPE? Deve ser “Preciso Estudar”. Caso o senhor não saiba, a “Cia de energia de Sergipe” chama-se Energisa.
Lamentável, meu caro Mendonça...
sábado, fevereiro 21, 2009
Privatização já!
Nos últimos dias, Aracaju vem enfrentando sérios problemas com seu sistema de abastecimento de água. A situação está tão feia que até um sistema de rodízio na distribuição precisou ser implantado. Pra falar a verdade, eu nunca gostei do abastecimento de água aqui onde moro (Atalaia). A água chega sem força e o abastecimento é interrompido inúmeras vezes. Eu até que não tenho tido problemas aqui em casa, visto que o sistema da Atalaia não está fazendo parte do rodízio, mas os lugares onde freqüento fazem. Me dá impaciência só de pensar em ficar sem água em casa. Não consigo. Posso ficar sem telefone, sem luz, mas não sem água.
Na 13 de julho, vários prédios e empresas estão adquirindo água em caminhões-pipa. A maioria desses, não fornece água com o mínimo de qualidade exigida para o consumo, mas, é o jeito que as pessoas acharam para contornar o problema.
Certa vez, revoltado com o problema no abastecimento de água no meu bairro, mandei um e-mail para a ANA. Conhece a Ana? A ANA é a Agência Nacional da Água. Na ocasião, havia pensado ser uma Agência como a ANP, ANAC ou ANATEL. Não era. Eles recomendaram que eu fizesse minhas reclamações diretamente ao serviço de abastecimento. Eu desisti. Desisti porque não sou o primeiro a me revoltar e não serei o último. A DESO não vai melhorar. Não acredito nessa melhoria. A DESO é uma empresa de economia mista, criada em 69. Tem como seu principal acionista o Governo de Sergipe, com 99% das ações e, em minha opinião, deixa muito a desejar.
Podem me achar radical, mas, no caso da DESO, sou totalmente a favor da privatização. Acho que o Estado é mais competente para cobrar do que para gerenciar. A Estado deixaria de ser cobrado pelos problemas no abastecimento e passaria a cobrar, através de uma Agência Reguladora que multaria a empresa toda vez que esta faltasse com as cláusulas do contrato de abastecimento. Como já diria Julinho Porradão – o filósofo – “Se não guenta, pra que veio, meu brother?”
quinta-feira, fevereiro 19, 2009
SETV
Ouvi dizer também que o apresentador é como parte da família, pois enquanto o jornal está sendo exibido, ele está ali dentro, almoçando com a família. Por isso, o jornal deve ser preparado com respeito e cautela. Infelizmente, não é o que tenho visto. Percebi um pouco de agressividade em algumas entrevistas, sem contar que hoje fui surpreendido com um baita close numa fossa estourada na Av. Osvaldo Aranha. Eu sei que o problema precisa ser mostrado, talvez o pessoal nem tenha olhado com esses olhos, mas quando fui almoçar o meu feijãozinho preto, a imagem da fossa estourada não saiu da minha cabeça e fiquei sem fome. Mesmo que fosse do marrom...
Mais uma vez, estava conversando com a minha grande amiga Amanda, um desperdício da comunicação, e discutíamos sobre um comentário feito durante o mesmo jornal. Na hora de falar sobre os cuidados na exposição ao sol, a apresentadora falou que os dermatologistas recomendam a uma pessoa “morena média” que fique por no máximo 3 horas no sol, utilizando bloqueador solar fator 15. Aí vem a pergunta: O que vem a ser uma “morena média”? A média é a soma dos extremos dividida por dois. Quais são os extremos? Eu e o Mussum? Amanda e o Pelé? Eu estou na categoria dos brancos ou na dos transparentes? Haja relatividade pro meu gosto...
segunda-feira, fevereiro 02, 2009
100% de preocupação
Por mais que o problema tenha sido resolvido, ver os melhores ginastas do Brasil, atletas rubro-negros, sem saber qual seria o futuro deste esporte no clube foi preocupante.
Não posso julgar o presidente por todos os problemas que acontecem, pelos salários atrasados, mas é difícil entrar na minha cabeça o fato de que o clube com a maior torcida do Brasil tenha dificuldades financeiras. A marca Flamengo vale mais que muita empresa conhecida.
Semana passada a Globo divulgou em seu portal que o Flamengo é o clube que mais recebe dinheiro referente a cota televisiva em 2009. Divulgaram até a quantia, cerca de R$ 39 milhões, se não me engano. Isso foi ótimo, assim, nós, torcedores fanáticos podemos cobrar uma boa utilização desse dinheiro.
segunda-feira, janeiro 19, 2009
terça-feira, janeiro 13, 2009
Pastéis de vento? Eu não concordo ...
Falávamos sobre alguns comentários que li na comunidade dos aprovados no concurso da Petrobras onde alguns dos concursados falavam sobre a falta de experiência na área e coisas do tipo. Eu também sou um desses, aprovado no concurso e sem tanta experiência na área. Normal ter medo quando estamos próximos de realizar um sonho como este, eu também sinto esse medo e, por isso, tenho lido vários livros sobre jornalismo para que eu possa, se deus quiser, ser um bom profissional.
Até aí tudo bem, tudo normal. A revolta que falei no início não se deve a isso, mas sim, por ter me lembrado de uma amiga. Esta amiga não faz parte do meu grupo de convivência diária ou semanal, me encontro com ela pessoalmente em situações sempre inesperadas, sem combinar previamente. Mas e daí? A convivência diária não é um requisito para uma amizade verdadeira. Voltando a falar da minha amiga que me revolta, tenho que dizer, ela consegue fazer textos excelentes, dos melhores que já vi. Essa pessoa ainda tem a enorme cara de pau de dar o nome “Pasteis de vento” ao seu blog. Tenha dó, Amanda, seus textos (pastéis) são recheados de imaginação, verdadeiramente saborosos de se ler. Dificilmente, pra não dizer nunca, eu vejo um texto que chegue aos pés dos seus textos nos jornais da nossa querida Aracaju. Infelizmente, Amanda resolveu não desenvolver esse dom que tem e partiu pra área da saúde. É um desperdício, um verdadeiro desperdício.
Ao mesmo tempo que fico triste ao ver tanto desperdício, ainda tenho esperança de ler textos da Amanda em jornais, revistas ou até mesmo em livros.
É isso ...
domingo, janeiro 11, 2009
Israel x Gaza
quinta-feira, dezembro 25, 2008
Músicas Comentadas II
Boas Festas
Simone
Composição: Assis Valente
Anoiteceu
O sino gemeu
A gente ficou
Feliz a rezar
Papai Noel
Vê se você tem
A felicidade
Pra você me dar
Eu pensei que todo mundo
Fosse filho de Papai Noel
Bem assim,felicidade
Eu pensei que fosse uma
brincadeira de papel
Já faz tempo que pedi
Mas o meu Papai Noel
não vem
com certeza já morreu
Ou,então felicidade
É brinquedo que não tem
Bem, deixei pra comentar após copiar a letra da música completa. Pra todos aqueles que não concordam comigo, favor ler atentamente a última estrofe... depois disso, acho que nem preciso dizer mais nada.
quarta-feira, dezembro 24, 2008
Músicas comentadas ...
Noite feliz, noite feliz
Ó senhor, Deus de amor
Pobrezinho nasceu em Belém -> Pobrezinho? Poxa, pobrezinho sou eu, ele era filho de Deus.
Eis na lapa Jesus, nosso bem -> Na Lapa? O que ele foi fazer lá?
Dorme em paz, ó Jesus
Dorme em paz, ó Jesus -> Esse dorme em paz me lembra o “descanse em paz”, uma afirmação meio mórbida pra uma criança. Acho que ficaria melhor uma música que falasse sobre coisas normais que qualquer criança faz, como brincar, rir, falar a primeira palavra e qualquer atitude normal de criança. É dado um ar tão sério que as vezes me vem a idéia de que Jesus era pregador desde nenem, como se as pessoas só fossem dormir após a benção do bebê. Muito doido isso.
Noite feliz, noite feliz
Ó Jesus, Deus da luz
Quão afável é teu coração
Que quiseste nascer nosso irmão
E a nós todos salvar
E a nós todos salvar
Noite feliz, noite feliz
Eis que no ar vem cantar
Aos pastores, seus anjos no céu
Anunciando a chegada de Deus
De Jesus salvador
De Jesus salvador -> Pelo amor de deus, uma música mais alegrinha por favor.
Então, é natal
Composição: Versão: Cláudio Rabello
Então é Natal, e o que você fez? -> O que você tem a ver com isso, Simone?
O ano termina, e nasce outra vez. -> Claro, lógico e evidente. O problema é que você compara o passar de um ano com a vida, então, no caso, esse período de fim do ano, mais precisamente o natal, seria o equivalente aos dias finais de vida, ou seja, a morte.
Então é Natal, a festa Cristã. -> É mesmo? Nem parece, com uma música triste dessas.
Do velho e do novo, do amor como um todo.
Então bom Natal, e um ano novo também. -> Canta de um jeito mais alegre, vai passar a mensagem de uma forma mais produtiva.
Que seja feliz quem, souber o que é o bem. -> E as crianças recem nascidas que ainda não sabem oq é bem ou mal? E os animais? Que sejam infelizes??
Então é Natal, pro enfermo e pro são.
Pro rico e pro pobre, num só coração. -> Incentivando os pobres a acharem que podem gastar seu dinheiro com presentes e comidas caras uma vez no ano.
Então bom Natal, pro branco e pro negro.
Amarelo e vermelho, pra paz afinal. -> Amarelo e vermelho são cores que mexem com o nosso cérebro incentivando a comer, veja o logo do Mc Donalds por exemplo. A cor da paz não é a branca? Das pombas e tal?
Então bom Natal, e um ano novo também.
Que seja feliz quem, souber o que é o bem. -> Coitados daqueles que ainda não sabem ...
Então é Natal, o que a gente fez?
O ano termina, e começa outra vez.
E Então é Natal, a festa Cristã.
Do velho e do novo, o amor como um todo.
Então bom Natal, e um ano novo também.
Que seja feliz quem, souber o que é o bem.
Harehama, Há quem ama. -> Fala em portugues, cacete !!!
Harehama, ha...Então é Natal, e o que você fez?
O ano termina, e nasce outra vez.
Hiroshima, Nagasaki, Mururoa... -> O que essa mulher quer colocando tragédias em músicas feitas para comemorar o nascimento de Jesus? Tenha um pouco de bom senso, pelamordedeus.
É Natal, É Natal, É Natal.
Noite feliz? Que nada, um pesadelo ...
Já pararam para reparar no quanto as músicas de Natal são tristes? A Noite Feliz, de feliz não tem nada. E o que dizer de “Então, é Natal”? É uma das músicas mais tristes que já ouvi em toda a minha vida, não só pelo ritmo, mas pela audácia da letra que inclui as tragédias de Hiroshima e Nagazaki. E olha que é uma data comemorativa do nascimento de Jesus. Já pensou como seriam as músicas sobre a morte do coitado? Onde já se viu, tocar os corações para torná-los mais suscetíveis à manipulação de propagandas, mais suscetíveis a gastar seu dinheiro sem arrependimento, afinal, é Natal, e o que você fez?
quarta-feira, dezembro 10, 2008
Igreja x uso de preservativos
Ao ouvir esse sermão, eu me lembrei de uma história de vida, uma história real. Dona Maria era casada, já tinha filhos maiores de idade quando seu casamento acabou. Dona Maria ficou muito chateada com a separação, afinal, amava o marido. O problema é que os dois já não se entendiam bem, e isso levou à separação.
Um bom tempo depois, dona Maria conheceu João, um homem que conseguiu suprir todas as suas carências do momento, conseguiu dar-lhe a segurança que precisava para seguir em frente, deu-lhe a segurança de que não iria terminar seus dias sozinha.
Como qualquer casal normal, dona Maria e sei João mantinham relações sexuais. O problema é que o seu João foi desonesto ao não informar Maria que era soropositivo. Na verdade, para expressar minha opinião eu serei obrigado a perder a compostura e dizer que o seu João foi um grande de um fdp que tirou da dona Maria o prazer de uma vida normal.
Voltando ao sermão proferido pelo padre, não concordo em ponto algum com a opinião da igreja. A promiscuidade não é generalizada. Não acho que a dona Maria seja uma pessoa promíscua, de forma alguma. Pelo contrário, ela foi uma pessoa enganada por alguém que usou de muita má fé para transformar a sua vida em um verdadeiro inferno.
O Governo está agindo corretamente incentivando o uso dos preservativos. O objetivo do governo é resolver o problema, e não impor uma mudança cultural. Analisar este conflito é como analisar a campanha “Fome Zero”. Muito foi falado sobre “não devemos dar o peixe, mas sim, ensinar a pescar”. Eu até concordo com o pensamento, mas se você se restringe a apenas ensinar um faminto a pescar, é bem capaz de ele morrer de fome antes de o peixe morder o anzol. É necessário ensinar a pescar sim, mas só isso não adianta, tem que conter o problema da fome, assim como é necessário conter o problema da AIDS. Deste modo, se o governo ficar apenas fazendo campanhas de “Não a promiscuidade” o número de infectados vai quadruplicar em pouquíssimo tempo.
O papel do governo é esse, conter o avanço da doença. Já a questão da promiscuidade eu deixo a cargo da própria igreja. O Governo, felizmente, está fazendo a sua parte da maneira correta, e com resultados comprovados. E a igreja? Está fazendo a sua parte?
Às vezes é necessário darmos um passo pra trás para darmos 20 pra frente em seguida. Infelizmente, a igreja mantém uma posição retrógrada e irredutível quanto a isso.
sábado, novembro 15, 2008
Série Coments
quarta-feira, outubro 29, 2008
Programa No ar
terça-feira, outubro 21, 2008
Caso Eloá
Em meio a todos esses acontecimentos, vimos diversas lambanças, sejam elas da polícia ou, até mesmo da imprensa. Muita coisa errada aconteceu. Do lado da imprensa, podemos falar da sensacionalista Sônia Abraâo que botou o seqüestrador pra falar ao vivo em seu programa. Do lado da polícia, podemos citar diversos, inúmeros exemplos de lambança, principalmente porque eles possuem treinamento pra lidar com situações como estas.
Sempre percebi uma dificuldade enorme da polícia em admitir erros. Entendo que o trabalho deles envolve situações complicadíssimas, de alto risco, sendo assim, é absolutamente normal haver erro. Não há a necessidade de crucificá-los. Por outro lado, há sim a necessidade de analisar tudo o que aconteceu e apontar todos os erros cometidos. Somente assim as coisas passam a acontecer da forma correta.
Mesmo sem o conhecimento para analisar uma situação de crise como esta, tem coisa que até mesmo quem não é especialista consegue encontrar algumas coisas absurdas. Um grande exemplo, se não o maior, foi o retorno da menina Nayara ao cativeiro. Eu sinceramente acho que a polícia subestimou o seqüestrador e o caso em si. Eles nunca imaginaram que iria acabar nisso. Penso também que as críticas relacionadas ao retorno da menina ao cativeiro deixaram a polícia com o orgulho ferido, e isso motivou a invasão afobada que vimos pela TV.
Antes de continuar falando sobre isso, abro um parêntese para um comentário bem diferente. Que danadinha essa menina, né? Nem bem saiu de uma situação perigosa e já pede a visita do Alexandre Pato. Impressionante como as coisas facilmente descambam-se para esses lados obscuros. E não venham dizer que há inocência nessa desejada visita porque não há. “Tião Macalé, ninguém qué, né?” Vai vendo se ela pede a visita do Sid Moreira, do Leo Batista ou até da Xuxa. Não pede. Por que será? Só fez atrapalhar voltando ao cativeiro. A polícia, que devia estar preocupada com uma única refém, teve de se preocupar com duas.
Voltando ao assunto, gostei muito das análises feitas pelo Capitão Pimentel e pelo camarada que dá treinamento pra Swat. Acho que a afobação imperou no caso. Espero que essa tragédia ao menos sirva de lição para os negociadores e gerentes de crise da polícia.
quinta-feira, outubro 16, 2008
Séries e mais séries...
Estive bem ocupado esses dias, na verdade, além de ocupado, estava sem paciência para atualizar este blog. Mesmo assim, enquanto realizava outras atividades, pensava sobre o que poderia escrever aqui.
Mad Men
Estou fazendo um bico, traduzindo alguns textos de uma empresa. Está sendo ótimo porque além do dinheiro eu ainda melhoro no Inglês. Traduzir é legal, por outro lado, cansa muito. É um trabalho mental enorme, pelo menos para mim, que ainda estou aprendendo inglês. Para dar uma relaxada após ficar várias horas seguidas traduzindo textos, continuei assistindo às minhas séries favoritas. Resolvi também baixar algumas séries diferentes. Li no blog Séries e etc. que uma das séries mais premiadas foi a Mad Men, então, eu resolvi baixar. Achei a série interessante, vi até o terceiro episódio da primeira temporada. Para falar a verdade, eu nem sei em qual está. O estilo “de época” é legal, os personagens e até o contexto, mas eu sinceramente acho que a série poderia ser muito melhor.
Parênteses, a Internet é dinâmica e aproveitando este dinamismo, resolvi dar uma rápida olhada na comunidade da série no Orkut para saber como era. Logo na descrição já estão dizendo que a série está na segunda temporada.
Voltando ao assunto, eu sei que existem muitas histórias sensacionais no mundo da publicidade e estas histórias poderiam ser abordadas na série. De qualquer forma, classifico Mad Men como uma série “assistível”.
True Blood
Ao acessar o site onde baixo legendas, vi os links para legendas de algumas séries e resolvi testar algumas delas. Uma delas foi a True Blood, série esta que eu não recomendo a ninguém. Foi um dos downloads mais inúteis que eu já fiz. A série fala sobre a criação de uma bebida a base de sangue sintético, se não me engano, criada por japoneses ou chineses. Após terem criado esta bebida, os vampiros passaram a viver normalmente, sem a necessidade de esconderem-se. Eu até gosto de histórias de vampiros, tive a minha época de “RPGista” e joguei muito Vampire. O problema é que a série não me chamou a atenção. Mesmo assim, acho que vou baixar o segundo episódio para ter certeza do que penso.
Knight Rider 2008
Quando era pequeno, era viciado em Super Máquina. Assistia sempre, tinha o carrinho de brinquedo, o caminhão e, se me lembro bem, até o bonequinho do Michael. Misturava com os “Comandos em ação”. Faz muito tempo que a primeira versão da série saiu do ar, mas, se não me engano, a série segue o mesmo estilo da versão antiga. Não há uma continuidade, cada episódio é um novo episódio, a pessoa pode assistir um episódio ao acaso sem que hajam muitos problemas para o entendimento. Uma das mudanças boas da série é a utilização da tecnologia e dos efeitos especiais.
Fringe
Eu estou gostando muito de Fringe. É sobre ficção científica e até agora eu estou empolgado para acompanhar todos os capítulos. Estou atrasado duas semanas, não nos downloads, mas em assistir mesmo. Estou aguardando para ver com a Carolina quando o trabalho de tradução terminar. Esta é a única série que ela demonstrou algum interesse de assistir. Já eu, não acompanho menos de cinco séries.
Prison Break
A série está sensacional, mas pelo que li na EZTV, está em pausa até o dia 20 de outubro. Uma semana só, não faz mal a ninguém. E do jeito que vai a série, vale a pena esperar.
Heroes
No começo desta terceira temporada eu estava meio desanimado, achei o primeiro episódio meio enrolado, sem graça, mas a série deu uma esquentada. Achei interessante a virada de casaca do Sylar. A cena dele vestido com um avental na cozinha preparando o café da manhã do filho foi impagável. Eu gosto de Heroes, mas estou achando a série muito instável esses dias.
Dexter
Fica até difícil de falar sobre esta série que, definitivamente, é demais. Sempre assisti, desde o primeiro capítulo e a série nunca entrou em decadência, fica melhor a cada episódio. Os pensamentos do Dexter, as sacadas do personagem são sensacionais. No episódio desta semana, Rita ficou espantada ao ver que o Dexter fez a lista de compras em ordem alfabética. Quem já leu alguma coisa sobre serial killers de verdade sabe o quanto Dexter é genial. Li “Serial Killer – Louco ou cruel?”, da Ylana Casoy. O livro é muito bom e apresenta um pouco sobre esse mundo bizarro dos serial killers. Quero ler o “Serial Killers – Made in Brasil”.
quarta-feira, outubro 08, 2008
Detenção / Sensacionalismo
Engraçado como são as coisas. No dia das eleições eu estava escutando FM o tempo todo para saber das últimas notícias. Fiz isso durante grande parte da tarde e no início da noite de domingo. Foi engraçado ouvir no rádio o ex-governador do Estado, João Alves Filho dizendo que era uma ousadia da polícia detê-lo. Onde já se viu? Quer dizer que o fato de ter sido governador o torna um cidadão intocável?
Continuando a história, hoje li o seguinte trecho no portal Infonet:
Outro fato que segundo afirmações de Mendonça Prado pode ter atrapalhado a sua candidatura no dia 5 de outubro foi a detenção do ex-governador João Alves Filho no episódio com a Polícia Militar. Na sua avaliação, João Alves era um importante cabo eleitoral, que ficou detido das 10h até as 16h, o que o impediu de conseguir votos que poderiam ter sido decisivos. “Acredito que o ex-governador teria me ajudado bastante. Em função de um erro de uma autoridade policial que queria aparecer, fomos prejudicados”, avaliou.
Segundo o texto encontrado no portal Infonet, Mendonça coloca a detenção do ex-governador como um dos fatores de sua derrota, já que, segundo ele, João Alves era um importante cabo eleitoral e, por ter ficado detido por 6 horas, deixou de conseguir votos importantes.
Mas o que diabos o João Alves poderia fazer caso não estivesse detido? Não é proibida a propaganda eleitoral em dia de eleição? Como ele iria conseguir esses votos importantes? A propósito, não eram poucos votos. É impressionante essa necessidade de culpar alguém quando as coisas dão errado.
Sensacionalismo
Ano passado passei o mês mais triste de toda a minha vida. Minha mãe estava muito doente, sem expectativas, sem esperança em vista de um câncer muito agressivo. Em vista disso, viajei para Barra do Piraí para passar os últimos momentos com ela. Foi um mês de tristeza, de sofrimento, lembro que me sentia como se estivesse aguardando uma grande porrada dentro da cara, sabendo que não teria como me defender e ao mesmo tempo não poderia iniciar os curativos já que a porrada ainda não havia sido dada. Foi uma sensação de impotência, de tristeza, nem sei descrever, mas posso dizer sem sombra de dúvidas que foi o pior momento da minha vida.
Hoje me sinto melhor, claro que ninguém consegue esquecer completamente um momento como esse, uma pessoa como ela foi, mas pelo menos eu acho que estou conseguindo lidar com a saudade, com as lembranças. Posso dizer com convicção que sei o que é sofrer de verdade.
Depois de viver todo esse sofrimento, este ano, me deparei com a campanha do candidato Mendonça Prado onde aparecia a ex-senadora Maria do Carmo com “cara de hospital”, “voz de hospital” e “papo de hospital”, lembrando do momento difícil que está passando com uma doença e pedindo voto para o genro. Não aceito, sinceramente, eu não aceito que alguém se utilize do sofrimento para pedir votos. São duas coisas que não podem ser misturadas, jamais.
Bomba no avião
Brasileiro é um povo bem tranquilo, se fosse em outro lugar os passageiros estariam preocupados. A preocupação aqui é só com o atraso. Como é bom ser brasileiro.
segunda-feira, outubro 06, 2008
Eleições / Foto estranha
Fiquei muito feliz com os resultados das eleições nas minhas duas cidades. Em Aracaju, Edvaldo Nogueira foi reeleito e em Barra do Piraí o Zé Luis. Não tenho muito a comentar sobre Barra, mas em relação à Aracaju, é necessário lembrar que o resultado ressaltou a força política do Governador Marcelo Déda ao mesmo tempo em que reafirmou o fim do revezamento entre os políticos de sempre. O resultado serviu para reforçar a sede de mudança, de caras novas. Por mais que o prefeito Edvaldo já tenha ficado no cargo por 2 anos, desta vez a coisa aconteceu de uma forma diferente. Ele precisou lutar para chegar lá, e chegou.
Confesso que após o debate eu tive medo de o Edvaldo perder votos devido ao seu jeito pacífico durante o debate. O desempenho de Edvaldo no debate não foi tão ruim quanto comentou-se, pelo contrário, tanto é que a vitória veio.
O debate mostrou antigas estratégias agressivas, já utilizadas em outras eleições, e, mais uma vez, sem sucesso. Outra estratégia falida foi a de tentar dividir os votos, lançando um grupo de candidatos incapazes de competir com o da situação. A única que demonstrou estar mais independente foi a Vera Lúcia que foi o tempo todo contra todos os candidatos, não se deixando usar pelos candidatos da oposição. Alguns faziam perguntas do tipo:
- O que a senhora acha desse aspecto do governo atual?
Sem deixar-se manipular, Vera Lúcia falava da deficiência que via no governo atual, sem esquecer-se de dizer que os antecessores enfrentaram os mesmos problemas e não fizeram nada. Ao unirem-se contra Edvaldo, os três outros passaram a idéia da continuidade da antiga política de revezamento no Estado de Sergipe, e isso foi crucial.
Parabéns ao Edvaldo.
Foto estranha
Estava lendo o Emsergipe.com quando achei uma notícia retirada do site GloboEsporte.com. O avião que transportava a delegação de futebol do Flamengo, após o jogo contra o Náutico em Recife estava chegando ao Aeroporto Internacional Tom Jobim no Rio de Janeiro, ao se aproximar da pista o comandante resolveu arremeter devido a um vento de cauda. Tentando ilustrar a matéria, o portal sergipano publicou uma foto do novíssimo Airbus A380, no caso da matéria, a aeronave tinha a pintura da empresa Singapore Airlines. A foto foi excessivamente desproporcional já que o A380 é tão grande que precisaria de uma adaptação gigantesca em qualquer aeroporto brasileiro. Ainda assim, seria inviável um vôo doméstico entre Recife e Rio de Janeiro. Seria mais coerente a publicação de uma foto de um Boeing 737 ou de um Airbus A320, A319, enfim, algo mais dentro da realidade brasileira.
Falando em arremeter, o procedimento já aconteceu comigo duas vezes, uma ao chegar em Salvador e outra no Rio de Janeiro. Realmente, os passageiros ficam nervosos e podemos ouvir sussurros de palavras como: deus, senhora, céu, proteja, pai nosso, ave Maria e coisas do tipo.