segunda-feira, janeiro 31, 2011

Aplicativos de Geolocalização

Há quem odeie os aplicativos de Geolocalização. Preocupações com privacidade e até com a segurança são alguns dos contras desses aplicativos. Por outro lado, Gowalla, Fouraquare, Latitude e outros aplicativos do gênero, a cada dia, ganham mais adeptos. Mesmo assim, muitos ainda não têm a menor idéia de qual a “essência” desses aplicativos.

Assim como tudo na vida, podemos analisar a questão a partir de vários pontos de vista. Vamos entender primeiro como funciona o site para, a partir de então, entendermos como podemos usufruir dos seus benefícios. Eu uso o Foursquare, portanto, falarei apenas desse site.

Primeiro, o usuário faz um cadastro em www.foursquare.com. A partir de disso, é importante usar um aplicativo para o celular. Ao chegar, por exemplo, num shopping e acessar o aplicativo do Foursquare, você verá uma lista com todos os locais cadastrados que estão mais próximos. A partir daí, você faz o seu check-in, dizendo ao aplicativo que você está naquele local. Além de informar onde está, você pode adicionar dicas e fotos do estabelecimento. Existe uma “To do List”.

Se você ler essa lista de dicas (Tips) e a “To do list”, você vai poder aproveitar bem melhor. A possibilidade de cadastrar essas dicas dá poder ao usuário que pode reclamar de tudo o que não agradou no local.

Antes de fazer o check-in, é possível saber quem está no local. Isso ajuda na hora de encontrar os amigos adicionados na sua lista do Foursquare.

Quando você é a pessoa que mais deu check-in num determinado lugar, vira o “prefeito”. Quando isso acontece, tem a possibilidade de alterar alguns dados que possam estar errados.

Alguns lugares, oferecem recompensas para os prefeitos. No Brasil, só vi um estabelecimento fazer isso, o Spoleto. Os prefeitos ganham um prato grátis ao fazer o check-in na frente do caixa e mostrando ser o prefeito da loja. Pelo que li, o Foursquare não está conseguindo atender a todos os pedidos de interessados em realizar promoções como a do Spoleto.

Com o crescimento do site, a tendência é que essa estrutura aumente e novos estabelecimentos realizem promoções e recompensem seus frequentadores.

Como dica de segurança, vale lembrar que a pessoa pode muito bem fazer o check-in quando estiver saindo do local, evitando assim que seja encontrada. Também é interessante evitar check-ins em sua própria casa, para que ninguém saiba onde você mora.


Como tudo na vida, podemos utilizar o Foursquare de várias formas. Podemos também não utilizar. Aos que acham a idéia interessante, vale a pena usar. Mas se você for do tipo que não gosta desse tipo de coisa e vai ficar paranóico achando que está sendo seguido, realmente, é melhor nem fazer o cadastro.

Um comentário:

Unknown disse...

melhor coisa nunca recebi um código de ouro Xbox Live e funcionou! Para se ter um você mesmo basta ir ao http://xblg.codetoad.org